segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Para ler e refletir


Bicicleta só diverte com segurança

— Não tem nada mais legal do que ganhar uma bicicleta. Mas você precisa lembrar de uma coisa: bicicleta não é só um brinquedo, também é um veículo. Você tem de ter muito cuidado ao usá-la. 

— Uma razão de a bicicleta — e também patins e skates — ser perigosa é que você pode machucar bastante a cabeça se cair. Tem criança que morre ou fica com problema para sempre por causa disso. A melhor coisa para se prevenir é usar capacete. 

— Use outros equipamentos de segurança: joelheiras, luvas e munhequeiras. 

— Seus pés devem alcançar o chão quando você estiver sentado na bicicleta. 

— Prefira lugares próprios para bicicletas, em praças e parques. Não ande de bicicleta (nem de skate, patim ou patinete) em estacionamentos ou garagens, porque um motorista pode não ver você 

— Aprenda os sinais de trânsito e os respeite. Pare em todos os sinais vermelhos. 

— Antes de entrar em uma rua, pare e olhe bem para todos os lados. 

— Olhe para trás e espere o trânsito que vem antes de virar em uma esquina. 

— Guarde a bicicleta quando ficar escuro, porque o perigo aumenta. Com pouca luz, é importante ter material que brilha na roupa e na bicicleta. 

— Deixe sua bicicleta sempre tinindo: os pneus tem de estar bem cheios, os freios precisam funcionar direito e as marchas devem ficar sempre bem ajustadas 

Dentro do carro e bem protegido
— Você pensa que está bem protegido só por ficar dentro de um carro? Está muito enganado. Tem de cuidar muito na hora de viajar. 

— Sente-se sempre no banco de trás, mesmo que ninguém mais esteja no carro além de você e do motorista. Pela legislação brasileira, só crianças com mais de 10 anos podem ir no banco da frente. 

— Ao entrar no carro, coloque o cinto de segurança, mesmo se o passeio for curto. Muitos acidentes acontecem bem perto de casa e em velocidade baixa, por isso não dá para descuidar nunca. 

— Antes de o carro partir, peça para um adulto conferir se você engatou bem o cinto. O veículo só pode arrancar quando todo mundo estiver de cinto. 

— Confira se todas as crianças, inclusive você, estão no banco de trás e com cinto. 

— Você tem um irmãozinho menor? Ele também vai atrás, mas em uma cadeirinha especial. Para criança pequena, é perigoso não usar a cadeirinha, porque os cintos são fabricados para pessoas grandes. 

— Veja seu pai está usando uma cadeirinha certa. Elas mudam conforme o tamanho e o peso da criança. Lembre seu pais de que a cadeirinha nunca pode ir no banco da frente. 

— Diga para o seu pai conferir se a cadeira de segurança está bem presa ao assento do carro, com o cinto de segurança. Ela não pode se mover mais de dois centímetros de um lado para o outro. 

— O melhor é usar a cadeirinha até os 10 anos de idade. Bebês de até um ano precisam andar em uma cadeirinha chamada de bebê conforto, que fica com a frente virada para a traseira do carro. Crianças maiores usam cadeirinhas viradas para a frente. 

— Você só deve usar o cinto de segurança quando tiver mais de 36 quilos e altura maior do que 1,45m, o que acontece perto dos 10 anos. O cinto precisa ser de três pontos, aquele que circula a barriga e também tem uma faixa que vai do ombro até a cintura 

— Nunca sente no colo do pai ou de outro adulto, mesmo se ele estiver com o cinto 

— Não viaje de pé nem coloque o braço para fora da janela. Já pensou se um carro passa depressa do lado e acerta você? 

— Nunca viaje na caçamba de uma caminhonete ou de outro veículo parecido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário